terça-feira, 23 de outubro de 2007

As Múltiplas Tendências do Teatro Contemporâneo

Os temas abordados no teatro contemporâneo eram problemas como a angústia da existência humana, a desintegração da linguagem e a solidão.
O século XX é marcado por questionamentos de valores, essa tendência encontrou em Sarte a Camus seus principais representantes.
Nas peças de Sarte, as personagens são quase sempre colocadas diante de uma situação existencial que lhes impõe decisões marcadas pelo risco da liberdade.
Propondo a escolha lúcida para o próprio destino, Sarte procura uma saída para o dilema da condição humana.
Já os representantes do teatro do absurdo, o mundo é irracional, ilógico e sem objetivos.
Outra tendência, contraria a falta de perspectivas do teatro do absurdo é o teatro-documento, seus representantes destacam-se pela objetividade de pesquisa, linguagem poética e pela rigorosa fidelidade histórica a acontecimentos fundamentais da atualidade.
Refletindo do mundo as alegrias ou as misérias, as pompas ou as desgraças, as frustações ou as esperanças, o teatro se transfigura, se despoja. Na década de 60, o teatro pobre sustenta a relação ator-espectador. O espaço já não é tão importante, pois o espetáculo pode ser realizado tanto entre quatro paredes, quanto ao ar livre.
Procurando reinventar um muno de magias e desnudar a realidade, o teatro moderno tenta reencontrar o aspecto ritualístico de sua origem.

Retirado do livro: Teatro Vivo

Nenhum comentário: