terça-feira, 23 de outubro de 2007

Teatro: Além do significado...é essência


A palavra teatro abrange ao menos duas acepções fundamentais o imóvel em que se realizam espetáculos e uma arte específica, transmitida ao público por intermédio do ator. No teatro, público e ator estão um em face do outro durante o desenrolar do espetáculo.
No teatro dramático são essenciais três elementos: o ator, o texto e o público. É preciso que um ator interprete um texto para o público, ou, se quiser alterar a ordem, em função da raiz etimológica.
No teatro além da presença física do ator, é necessário também o cenário, este vale-se de dois elementos procedentes de duas outras artes:a arquitetura e a pintura. O teatro não tem acanhamento de recorrer a elementos musicais. A música, se bem aproveitada, não se reduz ao papel de acompanhamento, mas pode integrar-se na expressão dramática.
A coordenação de elementos dispersos, tomados de diferentes artes, legitimou no teatro, a figura do encenador. A ele incumbe por em cena uma peça, isto é, realizar o espetáculo. Assim como o dramaturgo é o autor do texto, o encenador é o autor do espetáculo. Com a complexidade dos recursos aliciados pelo teatro, compete ao encenador construir a harmonia artística do espetáculo.
O teatro é uma síntese de elementos artísticos e não de artes. O teatro é uma arte secundária. O cenário utiliza da arquitetura e da pintura, alguns dados, mas não se contém numa ou noutra arte: mas nada impede que a cenografia seja mais avançada que as outras artes plásticas.
A síntese de elementos artísticos faz o espetáculo. Espetáculo teatral e teatro podem ser considerados sinônimos, e se confundem com expressão artística específica.
O texto é a parte essencial do drama. Ele é para o drama o que o caroço é para o fruto, o centro sólido em torno do qual vêm ordenar-se os outros elementos. O texto deve ser escrito para a eficácia do espetáculo.
A presença do ator caracteriza o fenômeno do teatro. Parasitário ou não da arte do dramaturgo, essa arte só adquire vida cênica ao ser animada por ele.
Considera-se o ator um instrumentista que usa como instrumento o próprio corpo, voz,expressão, autoridade cênica­­­-tudo ele conjuga, para alimentar o público. Uma vocação inata para o palco lhe é indispensável.Tratando-se de teatro como síntese de elementos artísticos, cabe lembrar que a música participa também do espetáculo. A tragédia grega atribuía a ela com grande importância. A música era assim orgânica na representação. O teatro esmerava-se no propósito de englobar as várias artes.
Pela natureza e pelo comportamento do público se conseguiria traçar o perfil de um teatro.Com o apoio do público, florescem certos espetáculos e mesmo todo um teatro. A história mostra que as artes, como as civilizações, chegam a seu apogeu, e depois declinam, naturalmente não de forma linear e primária. O teatro, passados os períodos áureos da Atenas clássica, da Idade Média, da Inglaterra elisabetana, do século XIX, não encontrou mais o mesmo favor popular, e cedeu o cetro a outros veículos artísticos ou de entretenimento coletivo.
Examinando-se sem ilusões o que leva o público brasileiro a freqüentar o teatro, fundamentalmente se concluirá que é o desejo de divertir-se.
Baseado no livro: Iniciação ao Teatro - Sabato Magaldi

2 comentários:

bazar idéia disse...

oi! q tal colocar algumas imagens e dicas de teatro? tb me digam, qual a experiência mais marcante que vcs tiveram no teatro?

Andrea Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.