sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Motivos para você ir ao teatro ...

Por Norley..., certa feita convidei uma amiga, analfabeta formal, dessas que só sabem desenhar o nome, a assitir uma peça teatral comigo, o nome da peça era " Nossa vida em família" - Peça de Oduvaldo Vianna Filho - que estreou no Teatro Itália, em São Paulo, em março de 1972, com direção de Antunes Filho e cenografia de José de Anchieta. Esta peça é uma descrição de muitas vidas e sua maior função é transmitir para as pessoas como determinados métodos podem conduzir a vida a uma irreparável mediocridade... Nossa Vida em Família" descreve minuciosamente esse jogo, que por ser um jogo de viver, fica distanciado da vida real, sem que as pessoas que o jogam percebam." Ao término do espetáculo, quando todos estavam de pé aplaudindo os atores, olhei pra minha amiga que estava em prantos, chorando como que uma criança, e acalmando-a indaguei o que lhe ocorrera, a mesma disse que nunca pensou que o teatro fosse tão impactante, mais que as novelas da televisão, disse que o drama visto foi tão próximo de sua realidade que, ter visto a peça, modificou sua visão sobre seus familiares. Com esse exemplo fica claro que não precisa ser intelectual pra gostar de teatro, o exemplo também deixa claro que o entreterimento do teatro é crítico, isto é, traz a reflexão sobre o mundo no qual vivemos, nos permitindo crescer enquanto pessoa.

Por Roberto..., motivos pra ir ao teatro? Muitos! Destaco somente um deles, o mais superficial: entreterimento audivisual de alta intensidade; explico: é a mesma coisa que assistir um show, se você tem uma tv preto e branco e uma tv a cores stereo com home theater, já surge uma diferença na qualidade no entreterimento. Mas imagine que ao invés de assistir esse mesmo show pela tv, você possa ir ao cinema, aquela tela gigante e um som incomparável (Som Surround) é bem mais itenso que assistir na tela de uma tv. Pois bem, agora, digamos que ao invés de assistir o show pelo cinema, você pudesse ir no próprio show e viver cada detalhe da "performance" de seu artísta ou banda favorita, não é o máximo?! É isso, com o teatro você terá o máximo grau de ampliação na sensação audivisual daquela peça.
Eu mesmo adorava cinema, ainda continuo gostando muito, todavia, depois de conhecer o teatro, este tomou a primazia no meu entreterimento.

Por Jandira..., "GOSTO NÃO SE DESCUTE!" - Se você nunca foi ao teatro, ou se já foi e assistiu uma peça que não lhe agradou por não tê-la compreendido, não fique frustrado. O teatro se divide em diversas tendências e estilos. Se você gosta de peças românticas, não deve fazer juízo de valor negativo do teatro após ter assistido uma comédia. A escolha da peça, pra quem nunca foi ao teatro é fundamental, assim, experimente assistir peças com a temática de sua preferência (comédia, tragédia), evite os monólogos, depois leia o comentário da peça antes, pra ver se o enredo lhe interessa, feito isso assista a peça. Esses cuidados são importantes, pois o teatro tem uma forma própria e muito particular de transmissão da mensagem, as vezes difícil para o iniciante (que por vezes se desencanta ao comparar com a televisão ou cinema, que possuem os recursos do enquadramento e close para chamar a atenção), então, a melhor crítica ao teatro deve ser feita após a compreensão da peça; quando isso ocorre, na esmagadora maioria das vezes, ela (a crítica) é a de aprovação. Assim, o motivo que te dou para ir ao teatro é conhecê-lo, assistindo uma peça com temática e enredo assimiláveis a você, feito isso, gostar ou não de teatro é muito pessoal, pois gosto não se discute!

Por Rosangela..., não custa nada! Já ouvi muitas pessoas dizerem que teatro é caro, é coisa pra "gente bem de vida", puro engano. Existem sim peças e montagens caras, cujo preço do ingresso não é destinado à maioria da população. Entretanto, existem muitas, mas muitas peças teatrais a preços populares, cujo valor está entre R$2,00 a R$10,00 reais. Achou caro?! Tudo bem, você está num momento ruim, financeiramente falando, tudo bem, boa notícia: existem muitas, mas muitas peças gratuitas, peças patrocinadas pelos órgãos governamentais, ONG's, empresas e, tantas outras vezes, pelas próprias companhias teatrais. Peças gratuitas que nem só por serem de graça não possuem recursos caros, artistas renomados e atributos da mais alta qualidade em suas encenações. Por isso, vá ao teatro: NÃO CUSTA NADA!!!

Por Luciana..., Vou dar um bom motivo para ir ao teatro: é divertido, é um passeio sem igual, que não é excludente das outras abordagens e formas de diversão e arte. O teatro convive bem ao lado da televisão, do cinema, do barzinho, do show, da ópera, da orquestra, das baladas, museu, exposições de arte, do ócio... Trata-se de alargar a visão de mundo, sair da rotina do mesmo tipo de diversão, como que a pessoa que só lê livros, ela não assiste um programa de tv, não assiste um filme, não lê um jornal, não freqüenta um clube, ora, trata-se, por mais intelectual que seja o hábito da leitura, de uma pessoa bitolada. O mesmo se diga de quem só freqüenta teatro e despreza outras formas de manifestação artística e de entreterimento. O que vale aqui é a inclusão de uma nova perspectiva artística e de entreterimento, que não pode ser exclusiva (ser a única visão de arte e entreteriemnto em sua vida) mas integrativa (conviver ao lado das antigas e das novas formas de arte e entreterimento). Não seja uma pessoa bitolada!

Por Andrea... O teatro é arte pessoal. Existe o entretenimento, existe a reflexão, existe a técnica, todavia, isso se torna pequeno diante da grandiosidade da obra artística que o teatro representa. A arte toca, encanta, incomoda, é compreensível, é incompreensível, é o registro da sensibilidade humana. O teatro existe desde a antiguidade, há quem diga que desde a pré-história, e apesar de toda uma possível evolução tecnológica, não se sabe de nenhuma civilização que após o contato com essa forma de arte a tenha abandonado. Assim, a apreciação artística é o motivo maior, no meu ponto de vista, para ir ao teatro.

Nenhum comentário: